Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre a FACFAR
Início do conteúdo da página

Sobre a Faculdade de Farmácia

Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 20h21

O Curso de Farmácia da Faculdade de Farmácia do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA teve sua origem na Escola de Farmácia do Pará, fundada em outubro de 1903, pela Lei N.º 874. Instalou-se, primeiramente, no salão da Biblioteca do Serviço Sanitário, em 11 de fevereiro de 1904, no governo de Augusto Montenegro. Como unidade de ensino superior particular foi fundada em 16 de julho de 1941, denominando-se, então, Faculdade de Farmácia.

Instalada na Avenida Generalíssimo Deodoro, nº 1526, foi autorizada a funcionar em 31 de julho de 1945, pelo Decreto nº 19.299. Foi reconhecida pelo Ministério da Educação em 29 de outubro de 1949, pelo Decreto nº 27.359, tendo sido federalizada em 04 de dezembro de 1950 e, em 02 de julho de 1957, pela Lei nº 319, foi integrada à Universidade Federal do Pará, transformando-se em Curso de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, a partir de 01 de janeiro de 1971.

O Curso de Farmácia da Universidade Federal do Pará (UFPA), ao longo de sua história, diligentemente esforçou-se na construção de uma estrutura educacional harmônica às mais ousadas perspectivas da Profissão Farmacêutica e dos princípios e regulamentações do Ministério da Educação, do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e de suas Associações de Ensino.

Neste contexto, sua estrutura remete primeiramente a uma fundamentação histórica da formação farmacêutica, sobre a qual é edificada a concepção teórico filosófica da visão e missão do curso de farmácia, direcionando a formação generalista para inserção e atuação no Sistema Único de Saúde.

Ligada às diversas áreas do conhecimento humano, a Farmácia se destaca como peça fundamental no contexto geral da saúde pública, caracterizando-se como um campo de pesquisa científica e tecnológica, direcionada ao desenvolvimento, produção, utilização e controle de medicamentos, das análises clínicas, toxicológicas e de alimentos, insumos fundamentais no processo de proteção, diagnóstico e recuperação da saúde.

 

Fim do conteúdo da página