Universidade Federal do Para
quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Curso de Farmácia PDF

Ligada às diversas áreas do conhecimento humano, a Farmácia se destaca como peça fundamental no contexto geral da saúde pública, caracterizando-se como um campo de pesquisa científica e tecnológica, direcionada ao desenvolvimento, produção, utilização e controle de medicamentos, das análises clínicas, toxicológicas e de alimentos, insumos fundamentais no processo de proteção, diagnóstico e recuperação da saúde.

O Curso de Farmácia da Faculdade de Farmácia do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA teve sua origem na Escola de Farmácia do Pará, fundada em outubro de 1903, pela Lei N.º 874. Instalou-se, primeiramente, no salão da Biblioteca do Serviço Sanitário, a 11 de fevereiro de 1904, no governo de Augusto Montenegro. Como unidade de ensino superior particular foi fundada a 16 de julho de 1941, denominando-se, então, Faculdade de Farmácia. Instalada na Avenida Generalíssimo Deodoro, nº 1526, foi autorizada a funcionar em 31 de julho de 1945, pelo Decreto nº 19.299. Foi reconhecida pelo Ministério da Educação em 29 de outubro de 1949, pelo Decreto nº 27.359, tendo sido federalizada em 04 de dezembro de 1950 e, em 02 de julho de 1957, pela Lei nº 319, foi integrada à Universidade Federal do Pará, transformando-se em Curso de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, a partir de 01 de janeiro de 1971.

Com a modificação do regime didático para os cursos de graduação da UFPA, através da Resolução do CONSUN N° 580, de 29 de janeiro de 1992, a qual insere o regime seriado semestral, o Curso de Farmácia passa a discutir a atualização de sua estrutura curricular. O resultado foi a implantação do regime didático atual, regido pela Resolução N° 2.887 de 5 de fevereiro de 2002, que alterou a Resolução N° 129 de 1972. Definiu-se, deste modo, o currículo pleno dos cursos de graduação em Farmácia e em Farmácia-Bioquímica,  o que pode ser confrontado no Quadro 1.

Com o advento das novas diretrizes aprovadas pela Resolução do CONSEP N° 3.186 de 28 de junho de 2004, o curso de farmácia se mobiliza na direção deste novo modelo, seguindo o disposto na legislação federal e pela Portaria CNE/SESU N° 02/02 de 19 de fevereiro de 2002, que propõe a formação de novos profissionais farmacêuticos com caráter Generalista, munidos das habilidades e competências necessárias a sua plena inserção e atuação no Sistema Único de Saúde.

Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Tel: (91) 3201-7577 - E-mail: imprensa@ufpa.br